ZPE de Macaíba é tema de audiência pública na ALRN

A viabilização da concessão da nova Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Macaíba foi tema da Audiência Pública que aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do RN. A audiência foi convocada pelo peputado estadual Kléber Rodrigues e contou com a participação do prefeito Emídio Jr, da senadora Zenaide Maia e do deputado federal Benes Leocádio, além de representantes de entidades do comércio, da indústria e vereadores macaibenses.

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. Em Macaíba, a criação de uma nova ZPE representará a criação de milhares de empregos e o desenvolvimento econômico e social do Município.

O deputado estadual Kléber Rodrigues destacou que a ZPE de Macaíba trará desenvolvimento econômico para todo o Rio Grande do Norte. “A ZPE de Macaíba traz a meta de gerar no mínimo 10 mil empregos. É a partir da meta de geração de empregos e do ambiente favorável no Rio Grande do Norte que precisamos criar instrumentos para a retomada do projeto. Trará benefícios para todo o RN”, afirmou Kléber.

Para o prefeito Emídio Jr, são necessários esforços conjuntos para a concretização do projeto. “A gente deve reunir esforços do legislativo federal e estadual, do Governo Estadual e da classe empresarial para que a gente possa fazer com que a ZPE de Macaíba se torne realidade. Eu vejo hoje com muito entusiasmo, principalmente depois do Novo Marco Legal, essa oportunidade. A gente conta com o apoio de todos vocês que aqui estão”, comentou Emídio.

O Novo Marco Legal das ZPEs simplifica e moderniza a legislação, adequando-a ao cenário internacional atual. “É possível, com essa organização, com esse apoio das classes políticas do Estado, nós acreditamos que teremos todas as condições para viabilizar esse instrumento de desenvolvimento econômico e social em Macaíba”, comentou o presidente da Associação da ZPE de Macaíba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício.

O evento também contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento do Governo do Estado, Sílvio Torquato; do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; do vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Antonio Lacerda; e dos(as) vereadores(as) Érika Emídio; Rita de Oliveira; Ismarleide Duarte; Socorro Nogueira; Zeca da Pesca; Aluízio Sílvio; Ana Catarina; Aroldo da Saúde; Dadaia Ribeiro; Jailson Brito; Tafarel Freitas, Igor Targino, Jeferson Stanley, Cacau, Luizinho Gonzaga e João de Damião.