Cultura A Gosto: Prefeitura realiza ação “Meu Cabelo Sou Eu”, em Capoeiras

A programação do Cultura A Gosto, calendário de eventos em celebração à cultura popular elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) segue promovendo iniciativas de valorização da cultura e identidade afro-brasileiras e do povo macaibense. Na última quarta-feira (9), foi realizada a ação “Meu Cabelo Sou Eu”, no Ponto de Cultura Quilombola, na comunidade Capoeiras, na zona rural, resultado da parceria entre o Studio Daychella, especializado no tema, e a Secretaria.

Uma roda de conversa foi realizada abordando diversos temas como ancestralidade, racismo, preconceito e padrões de beleza, tendo como público-alvo os estudantes da Escola Municipal Santa Luzia, da comunidade. Exposições de vídeos sobre os temas, compartilhamento de situações de racismo vivenciadas e de formas de enaltecer a cultura negra fizeram parte das dinâmicas do encontro.

O projeto percorrerá várias comunidades promovendo rodas de conversa com estudantes da rede municipal de ensino e público em geral. O desenvolvimento da atividade auxilia na desconstrução de ideias equivocadas e preconceituosas na sociedade em relação aos cabelos com curvatura (cacheados e crespos). Haverá também orientação psicológica sobre autoestima e identidade cultural nas escolas, trabalho integrado com outras secretarias, entre elas, Educação, Saúde e Assistência Social.

“Projeto importante e que tem como objetivo mostrar o valor do povo negro. Somos capazes de ocupar espaços que nos têm sido negados por séculos”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento. No evento também estiveram presentes o secretário adjunto da pasta, Marcelo Augusto Medeiros; os representantes do Studio Daychella, Dayane Neves e Fábio Santos; o diretor escolar Antônio Moreira; a líder comunitária Maria dos Santos; professores e comunidade.

O Cultura A Gosto segue com sua programação no próximo sábado (12) com a exposição “Grandes carnavais macaibenses”, na Casa de Cultura Popular Nair Mesquita, no Centro, a partir das 16h. Fotografias, fantasias e instrumentos serão expostos para a população, que também poderá participar de uma mesa redonda com personagens históricos do Carnaval de Macaíba, uma homenagem ao carnavalesco Zé Batata, apresentações das baterias das escolas de samba e rodas de samba e pagode.

Fotos: Arquivo SMCT

Assecom-PMM