Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca

agricultura@macaiba.rn.gov.br

Endereço: Avenida Rua Frei Miguelinho, nº 178, Centro

Horário de Funcionamento: 8h às 15h

A Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca da Prefeitura de Macaíba é uma estrutura administrativa cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio local, apoiando e fortalecendo as atividades relacionadas à agricultura, pecuária e pesca da sociedade macaibense.

As atribuições da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca incluem:

Fomento à Agricultura: A secretaria é responsável por apoiar e incentivar os produtores rurais locais, fornecendo orientações técnicas, capacitação e assistência técnica para melhorar a produção agrícola e o uso adequado dos recursos naturais.

Desenvolvimento da Pecuária: A secretaria promove o desenvolvimento da pecuária local, auxiliando os criadores na melhoria da criação e manejo dos rebanhos, na prevenção de doenças e no acesso a programas de melhoramento genético.

Pesca e Aquicultura: Para áreas com atividades pesqueiras e aquícolas, a secretaria atua na promoção da pesca sustentável, no controle e fiscalização das atividades pesqueiras, no fomento à aquicultura e na gestão de áreas de pesca.

Políticas Agrícolas: Contribui com a formulação de políticas públicas voltadas para o setor agropecuário, propondo ações que visem o desenvolvimento rural, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos.

Regularização Fundiária: A secretaria trabalha na regularização de terras rurais, visando garantir a posse legal da terra aos produtores e incentivar o acesso a crédito e programas de financiamento agrícola.

Incentivo à Agroindústria: Estimula a instalação de agroindústrias e agroempreendimentos locais, buscando agregar valor à produção agrícola e gerar empregos no campo.

Defesa Sanitária Agropecuária: Atua na prevenção e controle de doenças animais e pragas agrícolas, garantindo a segurança sanitária dos produtos agropecuários e a qualidade dos alimentos produzidos no Município.

Programas de Extensão Rural: A secretaria promove programas de extensão rural, levando conhecimentos técnicos aos produtores rurais por meio de cursos, palestras e visitas técnicas.

Parcerias e Convênios: Busca estabelecer parcerias com órgãos estaduais, federais e entidades privadas para viabilizar recursos e apoio técnico às ações do setor agropecuário e pesqueiro municipal.

Dessa forma, essa secretaria desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do município, pois o setor agropecuário e pesqueiro é de grande importância para a geração de renda e emprego na sociedade macaibense. Além disso, ao promover práticas sustentáveis, o município pode preservar o meio ambiente e garantir a disponibilidade dos recursos naturais para as gerações futuras.