Secretaria Municipal de Assuntos de Governo

assuntosdegoverno@macaiba.rn.gov.br

Endereço: Avenida Mônica Dantas, nº 34, Centro

Horário de Funcionamento: 8h às 15h

A Secretaria Municipal de Assuntos de Governo é uma estrutura administrativa cuja função é auxiliar o prefeito e o governo municipal na coordenação, execução e implementação de políticas públicas, bem como na articulação entre as diversas secretarias e órgãos municipais, das seguintes maneiras:

Coordenação Política: A secretaria atua como intermediária entre o prefeito e as demais secretarias municipais, promovendo a integração e o alinhamento das ações governamentais.

Relações Institucionais: É responsável por estabelecer e manter a comunicação com outras esferas de governo (estadual e federal), além de entidades públicas e privadas, visando a cooperação, parcerias e captação de recursos para projetos municipais.

Agenda Governamental: A secretaria é encarregada de organizar a agenda do prefeito, agendando reuniões, eventos, audiências públicas e demais atividades que estejam relacionadas à gestão municipal.

Monitoramento e Avaliação de Projetos: Acompanha a execução dos projetos e ações de todas as secretarias municipais, verificando se estão de acordo com o planejamento e as metas estabelecidas.

Assessoria de Comunicação: A secretaria pode ser responsável por coordenar a comunicação institucional do governo municipal, divulgando informações relevantes para a população e a imprensa.

Articulação Política: Atua na articulação com os vereadores e outras lideranças políticas locais, buscando apoio e consenso para a aprovação de leis e políticas públicas.

Elaboração de Políticas Públicas: Contribui com a formulação de políticas públicas, projetos de lei e planos de governo, de forma a atender às demandas e necessidades da população.

Gestão de Crises: Em momentos de crise ou emergência, a Secretaria Municipal de Assuntos de Governo pode ter um papel crucial na coordenação das ações do governo e na comunicação com a população.

Dessa forma, essa secretaria desempenha um papel estratégico dentro da estrutura municipal, facilitando a governabilidade, promovendo a interação entre as diferentes áreas de atuação do governo e buscando soluções integradas para os desafios enfrentados pela cidade.