Secretaria Municipal da Mulher

Ytaline Karielly Gomes Madruga

Endereço: Avenida Mônica Dantas, nº 34, Centro

Horário de Funcionamento: 8h às 15h

A Secretaria Municipal da Mulher é uma estrutura administrativa cujo objetivo é promover políticas públicas específicas para as mulheres, buscando garantir a igualdade de gênero, combater a violência contra a mulher e promover a participação e o empoderamento feminino. Essa secretaria desempenha um papel importante na defesa dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

As atribuições da Secretaria Municipal da Mulher incluem:

Políticas de Gênero: Elaborar e implementar políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero, buscando reduzir as desigualdades entre homens e mulheres em diversas áreas, como educação, trabalho, saúde e cultura.

Combate à Violência contra a Mulher: Desenvolver programas e ações para prevenir e combater a violência doméstica e familiar, bem como a violência de gênero em geral. Isso inclui o fortalecimento da rede de apoio às vítimas e a sensibilização da sociedade sobre a importância de denunciar e enfrentar esse tipo de violência.

Atendimento e Acolhimento: Oferecer atendimento especializado às mulheres em situação de violência, proporcionando acolhimento, orientação jurídica, psicológica e social, e encaminhamento para os serviços necessários.

Empoderamento Econômico: Promover a autonomia econômica das mulheres, incentivando o empreendedorismo feminino, capacitando para o mercado de trabalho e apoiando a inclusão produtiva.

Educação e Conscientização: Desenvolver campanhas educativas e ações de conscientização sobre questões de gênero, direitos das mulheres e prevenção da violência.

Saúde da Mulher: Ações voltadas para a saúde integral da mulher, garantindo o acesso a serviços de saúde específicos e sensíveis às suas necessidades.

Participação Política: Estimular a participação e representação das mulheres na política e em cargos de liderança, fortalecendo sua atuação na vida pública e no processo decisório.

Pesquisas e Estudos: Realizar estudos e pesquisas sobre a situação das mulheres no município, identificando desafios e oportunidades para a implementação de políticas efetivas.

Parcerias e Articulação: Estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, outras esferas de governo, instituições e redes de apoio para ampliar o alcance das ações e serviços destinados às mulheres.

Dessa forma, essa secretaria é fundamental para combater as desigualdades de gênero, promover a cidadania e garantir o respeito aos direitos humanos das mulheres. Ao promover a igualdade, o enfrentamento à violência e o empoderamento feminino, a Secretaria Municipal da Mulher contribui para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e livre de discriminação e violência de gênero.