Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

cultura@macaiba.rn.gov.br - culturamacaiba@gmail.com

Endereço: Rua Doutor Francisco Cruz, nº 39, Centro

Horário de Funcionamento: 8h às 15h

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é uma estrutura administrativa cujo objetivo é promover o desenvolvimento e a valorização da cultura macaibense, bem como estimular o turismo como fonte de crescimento econômico e social. Essa secretaria tem uma importância significativa na promoção do patrimônio cultural e na atração de visitantes para o município.

As atribuições da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo incluem:

Promoção e Fomento Cultural: A secretaria é responsável por apoiar e incentivar atividades culturais diversas, como festivais, exposições, concertos, espetáculos teatrais, mostras de artesanato, entre outros eventos, que valorizem as expressões artísticas e culturais de Macaíba.

Preservação do Patrimônio Cultural: Cuida da proteção e da promoção do patrimônio histórico, arquitetônico e artístico do município, atuando na restauração e manutenção de bens culturais e históricos.

Estímulo à Produção Cultural Local: Incentiva a produção cultural no município, apoiando artistas, produtores e grupos culturais locais para que possam criar e divulgar suas obras e manifestações para além dos limites municipais.

Desenvolvimento do Turismo: Planeja e executa ações para fomentar o turismo local, criando campanhas de divulgação, promovendo ações de marketing e realizando parcerias para atrair visitantes ao município.

Apoio ao Turismo Sustentável: Busca desenvolver o turismo de forma sustentável, valorizando a preservação ambiental e cultural, bem como promovendo o turismo responsável e ético.

Organização de Eventos Turísticos: É responsável por planejar e coordenar eventos turísticos no município, como feiras, festivais temáticos, circuitos turísticos, entre outros.

Apoio ao Setor de Hospedagem e Gastronomia: Colabora com ações de incentivo ao setor hoteleiro e de restaurantes, buscando a melhoria da infraestrutura para receber os visitantes.

Captação de Recursos: Busca recursos financeiros em níveis estadual, federal e por meio de parcerias público-privadas para investir em projetos culturais e turísticos no município.

Monitoramento e Pesquisas: Realiza pesquisas e estudos para entender o perfil dos turistas que visitam o município, avaliar o impacto econômico do turismo local e identificar oportunidades de desenvolvimento.

Dessa forma, essa secretaria desempenha um papel essencial na preservação e promoção da cultura local, contribuindo para a identidade e o orgulho da comunidade. Além disso, o fomento ao turismo pode gerar empregos, movimentar a economia local e promover o intercâmbio cultural, tornando o município mais conhecido e atraente para visitantes de outras regiões e até mesmo do exterior.

Conheça a história de Augusto Severo