Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil

Responsável

Reginaldo Vitor Aguiar

obras@macaiba.rn.gov.br

Endereço: Rua Doutor Pedro Matos, nº 328, Centro

Horário de Funcionamento: 8h às 15h

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil é um órgão essencial dentro da estrutura administrativa da Prefeitura de Macaíba. Sua área de atuação abrange diversas atribuições relacionadas à gestão das obras públicas, infraestrutura urbana e à prevenção e resposta a situações de emergência e desastres naturais. Abaixo, apresentarei suas principais funções e a importância desse órgão para a comunidade:

Atribuições da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil:

Obras e Manutenção de Infraestrutura: A secretaria é responsável pelo planejamento, execução e manutenção de obras públicas, tais como pavimentação de ruas, construção e recuperação de pontes, drenagem urbana, iluminação pública, entre outras.

Urbanização e Saneamento: Promover a urbanização de áreas, visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores, e atuar na expansão e aprimoramento do sistema de saneamento básico do município.

Gestão de Trânsito: Coordenar o tráfego de veículos e pedestres no município, implementando medidas para a segurança viária e melhor fluidez do trânsito.

Defesa Civil: A Defesa Civil é um setor importante dentro da secretaria, sendo responsável por coordenar as ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos, incêndios, entre outros.

Monitoramento e Alerta: Realizar o monitoramento constante das condições climáticas e hidrológicas do município, emitindo alertas à população em casos de riscos iminentes de desastres naturais.

Estratégias de Prevenção: Desenvolver estratégias e planos de ação para prevenir ou minimizar os impactos de desastres naturais, incluindo ações educativas e de conscientização junto à comunidade.

Recuperação pós-Desastres: Coordenar as ações de resposta e recuperação após a ocorrência de desastres naturais, buscando auxiliar as vítimas e restabelecer a normalidade no município.

Parcerias e Convênios: Buscar parcerias com órgãos estaduais e federais, bem como firmar convênios, para fortalecer as ações de infraestrutura e defesa civil.

Importância da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil:

Desenvolvimento e Crescimento Urbano: A secretaria é responsável pela construção e manutenção da infraestrutura urbana, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento ordenado da cidade.

Segurança e Mobilidade: As ações de gestão do trânsito e de melhoria da infraestrutura viária visam a garantir a segurança e a mobilidade da população.

Prevenção e Resposta a Desastres: A atuação da Defesa Civil é essencial para a prevenção e resposta a desastres naturais, protegendo vidas e patrimônios e reduzindo danos em situações de emergência.

Minimização de Impactos Ambientais: A adoção de práticas sustentáveis e o planejamento adequado das obras públicas podem contribuir para minimizar os impactos ambientais negativos.

Atuação em Situações de Crise: A secretaria desempenha um papel fundamental em situações de crise e emergência, coordenando ações efetivas para lidar com desastres naturais e outros eventos adversos.

Melhoria da Qualidade de Vida: Através da promoção de obras de infraestrutura e da prevenção de desastres, a secretaria contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, tornando o ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento social e econômico.

Proteção do Patrimônio Público e Privado: A prevenção e a resposta a desastres naturais evitam ou minimizam os danos ao patrimônio público e privado, protegendo investimentos e a própria estrutura da cidade.