Prefeitura

PREFEITURA

Por Prof. Dr. Anderson Tavares de Lyra

O Município de Macaíba foi instituído pela Lei Provincial n. 801, de 27 de outubro de 1877, passando por outra Lei Provincial nº 832, de 07 de fevereiro de 1879, que transferiu a Câmara Municipal de Vereadores (então órgão executivo e legislativo), de São Gonçalo do Amarante para Macaíba, sendo instalada no dia 07 de outubro de 1881. O primeiro administrador (Presidente da Câmara de Vereadores) foi o capitão da Guarda Nacional Vicente de Andrade Lima.

O governo municipal foi instalado na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Rua da Cruz, em um sobrado em estilo colonial, em cuja parte superior funcionava a Câmara de Vereadores, e a Cadeia pública, no térreo.

Primeira sede do Poder Executivo Municipal, localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.
Primeira sede do Poder Executivo Municipal,
localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição,
no centro da cidade.

Em agosto de 1926, o governo municipal se encontrava instalado em um prédio alugado na Rua da Conceição, pertencente à família Castriciano de Souza, enquanto a Casa de Câmara e Cadeia passava por reforma. Foi esse prédio que o senador paulista Washington Luís visitou, de passagem por Macaíba.

Com a revolução de outubro de 1930, foi criado o cargo de prefeito, sendo iniciada a construção da sede da Prefeitura, quase em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Rua da Conceição, cujo responsável foi o mestre Sabino Monteiro. Trata-se de um prédio térreo, com arquitetura de tendências art déco, que se mostrou capaz de colocar-se como expressão de modernidade.


Prédio construído na administração do Prefeito Theodorico Júlio Freire em 1933, tendo sido inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. Serviu de sede do executivo municipal até o ano de 1982. Hoje abriga a Secretaria Municipal de Tributação.

A inauguração ocorreu em agosto de 1933, durante uma passagem do presidente Getúlio Vargas, para quem foi oferecido um baile na nova sede do executivo macaibense. Era prefeito de Macaíba o Sr. Theodorico Júlio Freire. O prédio serviu de sede do executivo municipal até o ano de 1982. Hoje abriga a Secretaria Municipal de Tributação.


Solar do Ferreiro Torto, sede do executivo municipal no período de 1983 a 1990, nas gestões de Odiléia Mesquita e Mônica Dantas.
Solar do Ferreiro Torto, sede do executivo municipal no período de 1983 a 1990, nas gestões de Odiléia Mesquita e Mônica Dantas.

A prefeita Odiléia Mércia Gomes da Costa transferiu a sede da Prefeitura Municipal, em 1983, para o Solar Ferreiro Torto, que havia sido restaurado e inaugurado em 1979. Para tanto, foi feito um convênio com a Fundação José Augusto, responsável pelo solar.

Somente em 1990, na administração da prefeita Mônica Nóbrega Dantas, através de convênio com o Governo do Estado, é iniciada a construção e inaugurada a nova sede, além da fundação para os prédios da Câmara de Vereadores e do Fórum Ministro Tavares de Lyra, estes dois nunca foram edificados.

Em junho de 2000, o prédio sede do executivo municipal, por força de Lei, passou a denominar-se Palácio Auta de Souza. Hoje, agrega além do Gabinete do Prefeito e do Vice-Prefeito, a Secretaria de Administração e Finanças, a Procuradoria Geral do Município, a Tesouraria Geral, a Contabilidade, a Controladoria e Assessoria de Comunicação.