Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política

Hailton Alves Ferreira

Endereço: Avenida Mônica Dantas, nº 34, Centro

Horário de Funcionamento: 8h às 15h

A Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política é uma estrutura administrativa a qual promove a interação e o diálogo entre o governo municipal e outras esferas de governo, bem como com entidades públicas e privadas. Essa secretaria desempenha um papel fundamental na construção de parcerias, na busca de recursos e na promoção dos interesses do município em âmbito estadual e federal.

As atribuições da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política incluem:

Representação Institucional: Atua como representante do governo municipal, mantendo contatos e relacionamentos com órgãos e entidades governamentais, como governos estaduais, ministérios, autarquias e agências.

Interlocução com o Legislativo: Estabelece a comunicação com os vereadores e a Câmara Municipal, buscando apoio e consenso para a aprovação de projetos de interesse do governo.

Articulação com Outros Municípios: Promove a articulação e a cooperação com outros municípios e consórcios intermunicipais para a solução de problemas comuns e a busca de projetos conjuntos.

Captação de Recursos: Busca recursos e financiamentos em esferas estaduais, federais e internacionais para viabilizar projetos e ações prioritárias para o município.

Apoio a Projetos Legislativos: Auxilia na elaboração de projetos de lei e normativas, bem como acompanha a tramitação de projetos legislativos de interesse da gestão municipal.

Participação em Fóruns e Eventos: Representa o município em fóruns, seminários, conferências e eventos relacionados aos temas de interesse do governo e da comunidade.

Relações com a Sociedade Civil: Estabelece diálogo com entidades da sociedade civil, associações, sindicatos e organizações não governamentais para ouvir demandas, sugestões e buscar parcerias.

Negociação e Mediação de Conflitos: Atua na mediação de conflitos e negociações com outros atores políticos e institucionais em prol do interesse público.

Elaboração de Políticas Públicas: Colabora na formulação de políticas públicas municipais, alinhando-as com as políticas estaduais e federais.

Estratégias de Comunicação: Desenvolve estratégias de comunicação para promover as ações do governo, informar a população e manter a transparência na gestão.

Dessa forma, essa secretaria é essencial para fortalecer a governabilidade e a eficiência do governo municipal, pois permite uma maior articulação política e a construção de parcerias com outros entes públicos e privados. Além disso, a busca de recursos e apoio externo contribui para viabilizar projetos e ações que impactem positivamente a vida da população macaibense. A Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política é um elo importante entre o governo e a sociedade, facilitando o diálogo e a construção de soluções conjuntas para o desenvolvimento do município.