Unidade móvel da Saúde de Macaíba leva atendimento ao bairro Ferreiro Torto

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde à população macaibense, a Prefeitura Municipal de Macaíba, dentro do programa Saúde nas Comunidades, realizou atendimento com a Unidade Móvel médico-odontológica na rua Luiz Gonzaga de Medeiros, no bairro Ferreiro Torto. Na ocasião foram atendidos 22 pacientes na odontologia e realizadas 21 consultas médicas. Nesta quarta-feira, 08, o atendimento está sendo realizado no Novo Alecrim e na quinta-feira, 09, será a vez do Residencial Campinas.

De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, o consultório móvel tem possibilitado o acesso à saúde às populações que estão distantes do centro de Macaíba. “Mesmo em áreas onde existem unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF), a grande extensão territorial do município dificulta os atendimentos médicos e odontológicos em determinadas localidades”, explicou.

A secretária adjunta informou ainda que com o atendimento móvel, as consultas médicas e odontológicas são realizadas perto das residências. “Com esse equipamento, garantimos o acesso da população e ampliamos os cuidados e estratégias da atenção primária, o que nos permite diagnóstico precoce e cuidados em tempo oportuno, além de ações de promoção e prevenção à saúde dentro do nosso território”.

A moradora Maria das Graças de Medeiros, 63 anos, contou que o atendimento da comunidade é realizado pela UBS de Ferreiro Torto, e devido a alta demanda é necessário fazer a marcação uma semana antes. “Já estava precisando ir ao médico, e recebemos uma benção dessa pertinho de casa”, disse. A moradora Sandra Maria da Silva, 48 anos, que realizou atendimento odontológico, disse que estava maravilhada com o serviço. “Nunca tivemos um atendimento desse aqui na comunidade”.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais