UBS Potengi e Campo das Mangueiras funcionam em horário estendido como unidades sentinelas

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Campo das Mangueiras e do Potengi funcionam com horário estendido, das 15h30 às 19h, com equipes extras Sentinelas, para atender pequenas urgências e outras demandas espontâneas da população macaibense em geral, independente de os pacientes serem ou não das suas respectivas áreas de cobertura.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo informou que as Unidades Sentinelas funcionam na zona urbana, em pontos estratégicos do município, com equipe própria composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. “A ideia é que essas unidades possam suprir a demanda de urgências pontuais e que o paciente não precise ir à UPA, dessobrecarregando a rede de urgência e emergência”.

Segundo ele, as UBS’s sentinelas são portas de entrada para toda a população e tem o objetivo de alertar a Secretaria Municipal de Saúde sobre as principais causas de adoecimentos para que medidas de preventivas sejam disponibilizadas. “As UBS’s Sentinelas têm nos dados respostas positivas, e vamos fortalecer ainda mais essas unidades”.

Júnior Rêgo enfatizou que o paciente deve procurar a unidade sentinela em caso de garganta inflamada, dor no ouvido, tosse, febre, dor ao urinar, crise asmática leve, dor no corpo, erupções na pele, diarreia, dor de cabeça, vacinação e dor abdominal. Já em casos, por exemplo, de crise de ansiedade, dor no peito, falta de ar, convulsão o paciente deve se encaminhar direto para a UPA.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM