UBS Morada da Fé recebe reconhecimento do Ministério da Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Morada da Fé, em Macaíba foi certificada em ‘Experiências exitosas’, dentro do ‘Projeto FortaleceRAS’, que busca integrar e articular os serviços e ações de saúde em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária) nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo o apoio à implementação das linhas de cuidados de Sobrepeso e Obesidade (SPO), Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), de forma escalonada, em duas regiões de Saúde do país (Rio Grande do Norte e Paraíba).

Edvaldo Barbosa, gerente da UBS de Morada da Fé contou que a equipe montou grupos de pacientes que aguardavam atendimento, com o objetivo de amenizar a espera pelo início do tratamento. “Temos o grupo de dores crônicas, com fisioterapeuta, de saúde mental, com psicólogos, grupo com a nutricionista e com educador físico”.

Ele contou que através dos grupos foram tratados os sintomas dos pacientes de forma diferenciada, e a fila de espera por esses atendimentos especializados diminuiu. “Tínhamos por exemplo, muitas pessoas que aguardavam atendimento de psicólogos, mas devido à alta demanda das unidades de saúde não eram atendidas, e nós conseguimos amenizar essa espera com o atendimento em grupo, realizado nas salas da UBS, sempre na parte da tarde. Dessa forma, conseguimos tirar uma demanda muito grande da fila de espera”.

O gerente da UBS Morada da Fé contou que a experiência do tratamento através dos grupos, foi disponibilizados ao SUS, para ser usado como ‘experiências exitosas’ em outras unidades. A UBS Morada da Fé executou esse trabalho na comunidade e foi premiada duas vezes”, disse.

O projeto é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), conduzido pelo HCor em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Assecom PMM