Solenidades marcam os 120 anos do falecimento de Augusto Severo

Prefeito Emídio Jr e vice-governador Antenor Roberto descerram placa em homenagem à data. Fotos: Edeilson Morais.

Nesta quinta-feira (12), as solenidades alusivas aos 120 anos do falecimento do aeronauta Augusto Severo tiveram início com a santa missa celebrada pelo padre Janailson Câmpelo, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, acompanhado pelo grupo musical Alfa e Ômega. Na ocasião, o Prefeito Emídio Jr fez o descerramento da placa alusiva à data.

Durante a cerimônia, falaram o vice-governador do estado, Antenor Roberto, que destacou as qualidades de Augusto Severo e a importância do resgate da sua memória, e o historiador Anderson Tavares de Lyra, destacando a história da família de Augusto Severo com a matriz da cidade.

Encerrando a missa, a cantora lírica macaibense Ariadne Mendes e o pianista Eli Cavalcante interpretaram as obras “Pie Jesu de Fauré” e a “Ave Maria de Gounod”, executadas durante as honras fúnebres de Augusto Severo na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

Em seguida, formou-se um grande cortejo cultural até a praça que leva o nome do homenageado, liderado por Wedson Nunes, que estava vestido como Augusto Severo, onde se apresentaram atrações culturais como o Boi de Reis Pintadinho de Mangabeira; quadrilha comédia de Pajará; companhia de teatro Nascidos da Cultura; teatro de bonecos João Redondo; pastoril Professora Alzira e o grupo de carimbó “d. Lalá” da Casa de Cultura de Macaíba.

Também estiveram presentes Ângela Paiva, ex-reitora da UFRN; Maria José Paiva Soares, secretária Municipal de Educação; Hailton Ferreira, secretário Municipal de Cultura e Turismo; Augusto Maranhão e Luzinete Dantas, da Academia Macaibense de Letras; alunos da Escola Municipal Augusto Severo e da Escola Municipal José Arinaldo; o Grupo de Escoteiros Augusto Severo e do Grupo de Escoteiros Jundiaí.