Sétima Semana Literária de Macaíba começa oficialmente com tema voltado à valorização das raízes da terra

Com tema voltado para valorização das raízes da terra, teve início oficialmente na tarde desta segunda-feira (17/10) a 7ª Semana Literária de Macaíba (SLIM). A solenidade de abertura aconteceu no Arco-Íris Recepções, com a presença do prefeito Emídio Júnior. “Minha Cidade, Minha Escola, Minha História” é o tema desta edição.

A SLIM é realizada desde 2013, sendo fruto de um projeto de lei de autoria da vereadora Ismarleide Duarte, com inspiração na Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP. A programação de abertura ontem contou com apresentações de Robertinho do Acordeon (interpretando a Canção de Macaíba), Professor Lucivaldo Feitosa (contação de estórias) e Carlos Zens (show musical). Entre esta terça-feira e a quinta-feira (18 e 20/10), a programação da SLIM ocorrerá exclusivamente nas escolas.

Emídio Júnior, na ocasião, enumerou vários investimentos que sua gestão tem feito em prol da Educação, citando como principais exemplos as inaugurações de dois centros municipais de educação infantil (CMEIs), as obras de reforma de oito escolas, a entrega dos kits de fardamento, de material escolar e de prevenção à Covid-19 aos alunos da rede municipal, a implantação do transporte universitário e a melhoria na qualidade da merenda escolar. Por fim, o prefeito anunciou o início da modalidade de ensino integral nos CMEIs Eunice Eugência e Enedina Bezerra nesta semana.

Esta edição se estende até a próxima sexta-feira (21/10). A temática adotada é a mesma do Projeto Pedagógico Anual – PPA e vem sendo trabalhada desde o início do ano letivo em todas as escolas da rede municipal. No dia de encerramento, a programação será na Praça Paulo Holanda Paz, com o show MPB para Crianças, apresentado por Marília Bandeira – Cia Encantos, a partir das 16h. Um grande momento para fechar com chave de ouro esse evento que foi retomado ainda com mais brilho pela atual gestão municipal após dois anos de interrupção por causa da pandemia.

SLIM 2022

A SLIM 2022 conta com os seguintes Eixos de Atividades: Palcos (teatro, contação de histórias, música, atrações culturais, shows); Tendas temáticas; Corredor Literário com exposição das escolas municipais; Literatura e leitura; Exposição de livrarias e sebo; Biblioteca itinerante do SESC – “BIBLIOSESC”; Espaço de autor; Exposição sobre Macaíba; Gincana Literária; Oficinas de arte; Artesanato; Distribuição de guloseimas; Participação das Secretarias Municipais; e Participação de escolas da rede privada, estadual e federal.

Fotos: Edeilson Morais