Semurb conclui série de oficinas para debater futuro Plano Municipal de Saneamento Básico

Na noite da última sexta-feira (21/07), no bairro Bela Macaíba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), concluiu uma série de oficinas referentes aos debates para a elaboração conjunta do futuro Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Durante a semana, profissionais da pasta e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) estiveram em cinco polos: Centro, Mangabeira, Traíras, Cajazeiras e Bela Macaíba.

“As oficinas nas comunidades são para justamente dar conhecimento à população do que é Plano Municipal de Saneamento Básico, sobre o que já conseguimos identificar na cidade, através do diagnóstico, que foi a primeira etapa, e pegar a opinião das pessoas com o preenchimento de questionários, o que ajudará a concluir essa etapa.”, resumiu Billy Jean, secretário da Semurb.

“Essa fase é uma das mais cruciais, tendo como objetivo enfrentar os principais problemas relacionados ao saneamento básico. Foram oficinas participativas, que buscaram ouvir a voz da população e entender os desafios que ela enfrenta diariamente. Agora, o momento é de construir juntos possíveis soluções para esses problemas, visando melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.”, relatou Edson Geraldo, presidente do Comitê Executivo do PMSB.

As oficinas ocorridas na semana passada foram um passo fundamental nessa jornada. Centenas de pessoas, representando diversos setores da sociedade, se reuniram com a equipe da Prefeitura empenhada no processo de elaboração do plano, para compartilhar suas experiências e apontar os principais pontos deficientes no saneamento básico local. A coleta dessas informações é de suma importância para traçar um panorama abrangente das dificuldades vivenciadas.