SEMTHAS realiza mais de 36 mil atendimentos em 4 meses

Os diversos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Macaíba beneficiaram a vida de mais de 36 mil pessoas entre os meses de maio a agosto deste ano. Os dados contabilizam os atendimentos Jurídicos Familiares, do Programa Emprego e Renda, dos Benefícios Eventuais e do Bolsa Família.

O programa de transferência de renda do Governo Federal lidera com mais de 33 mil atendimentos nesses quatro meses. Os profissionais da Assistência realizam atendimentos como atualização de dados, inclusão e transferência cadastral. Serviços essenciais para quem necessita do Bolsa Família.

Os Benefícios Eventuais, como entrega de cestas básicas, auxílio funeral e esgotamento de fossas ultrapassaram 2 mil famílias atendidas nesse período. Esses serviços auxiliam grupos familiares de baixa renda em momentos de grande necessidade, como no fornecimento de alimentos não perecíveis.

Outros serviços, como os atendimentos Jurídico Familiares e o Programa Emprego e Renda (PER) auxiliaram outras quase 900 pessoas no município. O Setor Jurídico oferece orientações para casos como divórcio e pensão alimentícia. Já o PER encaminha pessoas para o mercado de trabalho, de acordo com cada perfil profissional.

Esses serviços prestados pela SEMTHAS ajudam na garantia dos direitos dos cidadãos macaibenses, explicou o secretário adjunto da pasta, Eriberto Tomaz. “Esse trabalho garante o acesso às políticas de Assistência Social para aquelas famílias que são mais vulneráveis, famílias que não sabem onde buscar o seu direito. E a porta de entrada para a garantia desses direitos é a Secretaria de Assistência Social, como preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social”, afirmou ele.

As famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitarem ter acesso a esses serviços devem comparecer a sede da SEMTHAS com sua documentação pessoal, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS), das 08h às 15h, e verificar a disponibilidade do benefício. A SEMTHAS fica localizada na Rua Frei Miguelinho, centro, atrás da Prefeitura Municipal.