SEMTHAS de Macaíba implanta Escritório Social em parceria com CNJ

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (22/06), a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) confirmou a implantação do Escritório Social no município de Macaíba.

O objetivo do Escritório Social atuando na justiça restaurativa é promover uma abordagem alternativa e complementar ao sistema de justiça criminal tradicional. A justiça restaurativa busca lidar com o crime de uma forma mais holística, centrada nas necessidades de todas as partes envolvidas: vítimas, infratores e comunidade.

O Escritório Social poderá desempenhar um papel fundamental ao facilitar o diálogo entre as partes afetadas pelo crime e promover a reparação, a cura e a reconciliação. Além disso, também pode fornecer suporte, recursos e encaminhamentos para as pessoas envolvidas, visando ajudar na reintegração dos infratores à sociedade.

“Em resumo, o objetivo do escritório social atuando com a justiça restaurativa é buscar uma abordagem mais humana e colaborativa para lidar com o crime, priorizando a reparação, a responsabilização, a reintegração e a construção de comunidade.”, explicou Eriberto Freire adjunto da SEMTHAS.

O programa é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será viabilizado graças a uma parceria entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Macaíba, tendo a SEMTHAS como intermediadora.

Foto: Edeilson Morais