SEMTAS realiza posse do Conselho Municipal da Mulher

As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher continuaram, nesta quinta-feira (09), com a posse do Conselho Municipal da Mulher e a palestra da Dra Mariana Mazzini Marcondes, professora de Administração Pública e Gestão Social na UFRN. A cerimônia foi realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e aconteceu no Arco-íris Recepções.

Com o tema “Mulheres no Século XXI: discutindo a partir da perspectiva de gênero”, Marcondes tratou sobre como as questões de gênero afetam a realidade das mulheres brasileiras. “É importante discutir sobre como a gente pode enfrentar as desigualdades que atingem as liberdades das mulheres para que elas possam viver uma vida sem violência, para poder escolher onde elas querem estar e a inserção delas no mercado de trabalho”, afirmou ela.

Após a palestra, tomaram posse as oito titulares e oito suplentes do Conselho Municipal da Mulher. Representando a sociedade civil, são titulares do conselho, Lania Cristina; Francisca Aparecida; Walba Alves e Priscipla Guerra. Representando o poder público municipal, são conselheiras Raquel Barbosa; Roberta Guilhermina; Edma Maia e Erika Emídio.

“Os conselhos de políticas públicas para as mulheres são fundamentais. Não existe política para às mulheres de forma participativa e democrática sem os conselhos. As conselheiras definem diretrizes, acompanham a realização das políticas, avaliam essas políticas e articulam a relação do governo com os movimentos sociais. Elas são fundamentais para qualquer política para as mulheres em Macaíba e no Brasil”, afirmou Marcondes.