Semtas de Macaíba realiza mais de 7,5 mil atendimentos no CadÚnico em maio

No período entre 02 e 31 de maio deste ano de 2023, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social em Macaíba realizou um total de 7.567 atendimentos por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Benefícios Eventuais, Setor Jurídico-Familiar, Trabalho e Renda e Bolsa Família representam os quatro eixos que compõem os serviços disponibilizados aos cidadãos registrados no CadÚnico.

Podem fazer parte desse cadastro pessoas que residem em Macaíba e ganham no máximo até três salários mínimos. Os atendimentos referentes aos serviços citados são realizados na sede da Semtas (ao lado da Prefeitura), de segunda a sexta, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h. O serviço de atendimento para solicitação de urnas funerárias dispõe de plantão nos fins de semana.

Os atendimentos realizados em maio foram distribuídos da seguinte maneira: Benefícios Eventuais (630), Setor Jurídico-Familiar (133), Trabalho e Renda (159) e Bolsa Família (6.645).

Benefícios Eventuais incluem solicitação de cesta básica, urna funerária e esgotamento sanitário. Setor Jurídico-Familiar é concernente ao direito de família, por exemplo: adoção, divórcio, casamento, pensão, etc. Trabalho e Renda é o setor responsável pela intermediação da mão de obra de trabalho das pessoas junto às empresas, onde a população pode cadastrar seus currículos e também receber cursos de qualificação através da parceria entre Prefeitura e o Sistema S: Sebrae, Senac e Senai.

Por sua vez, o Programa Bolsa Família totaliza mais de 20 mil famílias beneficiárias em nosso município, e abrange além do próprio auxílio financeiro, descontos em contas de luz. O cadastro permite que as pessoas tenham acesso a benefícios do Governo Federal e do Poder Público Municipal.

Fotos: Edeilson Morais