SEMAPE de Macaíba faz parceria com empresa especializada em produtos orgânicos e agroecológicos

Representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEMAPE de Macaíba realizaram visita na manhã desta sexta (20) à propriedade do engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, Leonardo Tinôco, que também é dirigente da Empresa Matina, localizada no Conjunto São José. A Matina produz e comercializa produtos orgânicos e agroecológicos. “Esse encontro foi para definir as estratégias de ação para a realização de parceria entre a Prefeitura de Macaíba e a Matina.”, explicou o titular da SEMAPE, Cícero Militão.

De acordo com Militão, foram sugeridas as ações que contemplem nesse primeiro momento as cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura, que é a criação de abelha com ferrão e sem ferrão; a piscicultura, que é a criação de peixe; e a produção de alimentos em espaço urbano, que serão os focos principais dessa parceria que envolverá identificação dos produtores, capacitação, mercados e documentação, que serão eixos centrais que começarão a serem realizados a partir do mês de fevereiro.

Os espaços de formação serão na sede da Empresa Matina, que funcionará como espaço de capacitação e entreposto para beneficiar as inúmeras cadeias produtivas desenvolvidas em Macaíba. Segundo Leonardo Tinôco, outros apoiadores farão parte dessa cadeia de articulação e cooperação que conta nesse momento com a Prefeitura, através da SEMAPE, e a Empresa Matina, de modo, que esses parceiros formarão uma rede onde as instituições se fortalecem e, junto com ela, os produtores e suas atividades econômicas com sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida.