Semana do Bebê é encerrada com entrega da chave ao Bebê Prefeito

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior entregou o título de Bebê Prefeito 2024 e a chave da cidade ao recém-nascido, Ícaro Mateo, nesta quinta-feira, no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, encerrando a ‘Semana do Bebê’, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), de 20 a 27 de dezembro no município.

A Semana do Bebê, uma iniciativa do Selo Unicef, e uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância. Em Macaíba, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram consultas de crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, de forma coletiva, com presença de nutricionista, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais, coletas de triagens neonatais (testes do Pezinho), consultas de pré-natal e vacinações em áreas vulneráveis.

O prefeito Emídio Júnior disse está muito feliz em entregar a chave da cidade ao ‘Bebê Prefeito 2024’. “A mãe é uma paciente advinda da zona rural, que fez o acompanhamento na UBS de Riacho do Sangue, um espelho que a nossa atenção básica está funcionando bem. Com grande satisfação venho ao Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho juntamente com as equipes da SMS, da SEMTHAS e do hospital fazer a entrega desse título”.

O bebê Ícaro Mateo é filho de Angélica Aline, moradora de Riacho do Sangue, nasceu de parto normal, pesando 3,5 kg. A mãe realizou dez consultas de pré-natal, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Riacho do Sangue, e a exigência mínima do Selo Unicef são sete consultas. Segundo o secretário municipal de Saúde, o título de ‘Bebe Prefeito’ é concedido a criança que nasce durante a semana do bebê, de parto normal, que a mãe faz o acompanhamento completo de pré-natal.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais