Segundo workshop sobre a implementação do Ecossistema Local de Inovação é realizado em Macaíba

Na tarde desta terça-feira (25/04), foi realizado com êxito o segundo workshop referente à implantação do Ecossistema Local de Inovação (ELI) no município de Macaíba, no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira de Carvalho, localizado em Mangabeira.

O evento foi conduzido por consultores especializados do Sebrae/RN, teve uma duração de aproximadamente 4 horas e contou com a participação de representantes de várias entidades interessadas no tópico, incluindo Prefeitura de Macaíba, Prefeitura de Parnamirim, Sebrae, Fecomércio, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Instituto Santos Dumont, FIERN, UFRN, dentre outras.

Ao todo, serão quatro workshops a serem realizados até o final deste primeiro semestre de 2023 para definir o plano para o lançamento efetivo e a governança do ELI em Macaíba. Os demais estão previstos para ocorrer ainda em maio. Após isso, será feito lançamento efetivo do ELI no município, que muito poderá contribuir significativamente com o seu desenvolvimento, com qualificação de mão de obra, captação e implantação de novos empreendimentos com foco em ações inovadoras e, consequentemente, geração de emprego e renda para nossos munícipes.

“Essa metodologia já existe em outros estados e cidades. Em Natal, por exemplo, já temos desde 2019. Estamos no segundo workshop. Trata-se de uma metodologia que é construída com os atores locais, ou seja, pessoas da governança local. A partir daí, vamos elaborar e entregar um plano de ação, e esse plano de ação será implementado junto com essa governança.”, explicou Algéria Varela, gestora da Metodologia ELI do Sebrae/RN.

O ecossistema ELI teve início no Paraná e já fez a diferença em vários municípios, atraindo empresas inovadoras, realizando ações para estimular o empreendedorismo, transformar ideias em produtos e serviços, gerar novas empresas, apoiar o crescimento dessas empresas e possibilitando que se tornem competitivas no mercado local e regional. Macaíba é a sétima cidade no RN a implementar esse sistema, figurando ao lado de grandes centros do Estado como Natal, Mossoró e Caicó.

Fotos: Maxson Savelle