Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa visita comunidade de Capoeiras

A comunidade quilombola Capoeiras recebeu a visita, nesta terça-feira (07), do Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, que veio anunciar o ‘Programa Viva Mais Cidadania’, que vai atender grupos de pessoas idosas com dificuldade de envelhecer. “Tenho a satisfação de anunciar que já finalizamos o edital deste programa que já tem recursos garantidos para os povos quilombolas”, disse.

A recepção ao secretário nacional Alexandre Silva foi realizada na quadra de esportes de Capoeiras, com a presença da secretária Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Iris Oliveira, e do secretário adjunto de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Macaíba, Eriberto Freire Tomaz, do representante da comunidade quilombola Capoeiras, Manoel Batista, e da presidente do Conselho de Assistência Social, Irene Vieira; onde foram realizadas apresentações do grupo de percussão quilombola Baobá, dos alunos de capoeira da Apae e do grupo de idosos do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

Após as apresentações, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa participou de uma roda de conversa com todos os idosos presentes sobre envelhecimento saudável. “Eu vim falar em nome do Governo Federal sobre envelhecimento, e as várias formas de envelhecer, o que vai bem e o que não vai bem. Quero entender o que está acontecendo aqui, e através dessa conversa construirmos estratégias para melhorar esses índices, já que historicamente a gente construiu formas desiguais para se envelhecer”.

Segundo a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, o Governo Estadual está fazendo um trabalho para atender com mais cuidado a pessoa idosa. “Estamos em um grande esforço para chegarmos a todos os municípios do Estado, a todos que não são visíveis e precisam estar com seus direitos garantidos, através da busca ativa para inserção dessas pessoas no Cadastro Único”.

O secretário adjunto municipal de Assistência Social, Eriberto Freire Tomaz, falou que toda política pública é tripartite. “Hoje nós temos aqui essa representação, com a representação federal, pelo secretário Alexandre Silva, a representação estadual, pela secretária Iris Oliveira e a representação municipal, através da minha pessoa, todos aqui em prol da política do idoso em uma comunidade quilombola, pois não somos filhos de escravos, somos filhos de seres humanos escravizados. Por isso estamos nesse ato simbólico, falando para o idoso, falando para o quilombola, em um município como Macaíba, onde temos quilombolas, povos indígenas, povos originários, povos ciganos e povos de terreiro. Uma riqueza cultural incalculável das terras de Auta de Souza”, disse.