Secretaria promove formação de professores sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica

No intuito de melhorar os índices da Educação Básica em nosso município, a Secretaria de Educação de Macaíba está promovendo uma formação tendo como público-alvo professores em geral do 5º ano do Ensino Fundamental e professores de português e matemática do 9º ano do Ensino Fundamental. O encontro acontece nestas terça (23) e quarta (24), na Biblioteca Abel Coelho.

O material trabalhado nessa formação faz parte da Coleção Avalia Brasil – Preparatório para as avaliações do SAEB, com três eixos principais para os docentes, possibilitando que conheçam a obra e sua estrutura, compreendam as possibilidades metodológicas e vivenciem metodologias ativas envolvendo as coleções.

“A gestão pública Macaíba tem investido fortemente em projetos, ações e estratégias que fortaleçam as práticas pedagógicas e, por consequência, os avanços e resultados expressos no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é fomentar a melhoria nos processos pedagógicos, por meio de recursos didáticos-pedagógicos específicos, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promover formação permanente para coordenadores pedagógicos e professores e executar o diagnóstico da rede, através de simulados junto aos nosso público discente e, assim, elevar os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Pública (IDEB), colocando nossa cidade no patamar de referência em educação de qualidade, essa é a nossa maior meta.”, pontuou o secretário municipal de Educação, Silva Júnior.

De acordo com portal do Governo Federal, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

No ano de 2018, o SAEB englobou todas as avaliações até então realizadas, sendo uma delas a Prova Brasil. A aplicação dessas avaliações ocorre a cada dois anos nas redes pública e privada. Com esse sistema, é possível identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados.

A conversa com os professores é conduzida com foco na troca de experiências e na reflexão sobre a avaliação externa contemplada pela Prova Brasil, buscar analisar, entender e estimular as habilidades dos alunos para deixá-los mais preparados para esse importante exame que avalia seu aprendizado periodicamente.

Fotos: Edeilson Morais