Secretária de Saúde realiza mutirão para detecção de osteoporose entre 21 e 24 de novembro

Mediante parceria estabelecida com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), a Secretaria de Saúde de Macaíba realizará na próxima semana um grande mutirão para triagem e detecção precoce de casos de osteoporose nos usuários da rede local. O objetivo dessa ação é atender a todos os pacientes que estiverem cadastrados na central municipal de regulação para exames de densitometria óssea.

O mutirão será realizado no Ginásio Poliesportivo Edilson de Albuquerque Bezerra de 21 a 24 deste mês de novembro, nos períodos matutino e vespertino, atendendo até 35 pessoas por turno. Pela manhã, os atendimentos terá início a partir das 9h, por ordem de chegada. Durante a tarde, começarão a partir das 13h, também por ordem de chegada. É necessário apresentar documentação pessoal na ocasião.

Conforme o portal do referido laboratório: “A densitometria óssea atualmente é o tipo de exame que permite o diagnóstico precoce, determinando o início do tratamento e a prevenção de fraturas. Porém, esse ainda é um procedimento de alto custo e de difícil acesso para a população, disponibilizado somente na alta complexidade ou na rede especializada, a partir da necessidade de deixar esse exame mais acessível, surge o Osseus.”, projeto que é conduzido pelo LAIS/UFRN.

Cabe destacar que essa é apenas uma das ações que serão desenvolvidas graças à parceria recentemente firmada entre Prefeitura de Macaíba e o LAIS/UFRN, sem custos adicionais, em prol da população macaibense. Haverá ainda ações áreas de saúde auditiva e sexual, dentre outras.

Foto: LAIS/UFRN (Reprodução)