Secretaria de Saúde presta contas sobre orçamento financeiro e ações em audiência pública na Câmara de Vereadores

A secretária municipal de Saúde, Roberta Guilhermina e Aline Ribeiro, assessora de planejamento da Secretaria, apresentaram as ações na área de Saúde da administração municipal e o orçamento financeiro da pasta em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, nesta terça-feira (2).

Na audiência, as representantes da Secretaria apresentaram as ações do município nos anos de 2021 e 2022 e o orçamento financeiro dos períodos. A apresentação referente aos dois anos foi realizada em conjunto e em 2023 devido a necessidade dos dados estarem registrados no Sistema de Informação de Orçamento Público de Saúde (SIOPS), o que aconteceu com atraso por parte do sistema federal.

A secretária respondeu uma série de questões feitas pelos vereadores sobre diversos serviços, entre eles, a distribuição de medicamentos e apresentou as ações da Prefeitura, entre elas, a construção e inauguração da Policlínica Municipal e suas diversas especialidades e serviços de saúde; as construções das Unidades Básicas de Saúde de As Marias e do Campo da Santa Cruz; reforma geral da UPA de Macaíba e de unidades de saúde, entre outros serviços.

Sobre o abastecimento de medicamentos, de acordo com a secretária, a oscilação nos preços dos remédios é a responsável pelas empresas não entregarem a quantidade ideal de anti-inflamatórios, antibióticos orais e expectorantes orais ao município. Uma situação que a administração municipal está trabalhando para solucionar.

A secretária agradeceu pela oportunidade de esclarecimentos sobre o trabalho feito pela Prefeitura. “Agradeço, mais uma vez, por estarmos fazendo essa prestação de contas. Me coloco à disposição de todos. Todas as dúvidas que vocês tiverem, se for do desejo esclarecer, vamos receber vocês para defendermos a nossa população”, disse a secretária.

O presidente da Câmara destacou que a Casa Legislativa macaibense está aberta para a população. “Essa casa está sempre à diposição, sempre que precisar. Quero cumprimentar os vereadores e todos que participaram desse debate. É importante que tragam informação e tragam também soluções para que a gente possa construir uma Saúde melhor”, declarou o presidente.

A audiência contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Erika Emídio e das vereadoras Ismarleide Duarte, Rita de Cássia, Ana Catarina e Dadaia Ribeiro; dos vereadores João de Damião, Aluizio Sílvio, Aroldo da Saúde, Jailson Brito, Igor Targino, Luizinho, Zeca da Pesca e Cacau e população em geral.

Fotos: Ulisses Lucas