Secretaria de Saúde de Macaíba intensifica combate ao Aedes aegypti com carro fumacê a partir desta quinta (07/04)

A partir desta quinta-feira (07/04), a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika, com o uso de carro fumacê, que irão se somar às várias ações de rotina que já vêm sendo conduzidas desde o início do período de chuvas. Os horários previstos para a realização da pulverização são das 4h30 às 7h e das 16h30 às 19h.

O uso de carro fumacê se deve ao aumento no número de casos notificados de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) causadas pelo mosquito Aedes aegypti no município a partir do início de março, principalmente na área urbana, onde o veículo irá percorrer os mais diversos bairros e comunidades até o dia 28/04. Segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica de Macaíba, já foram mais de 150 casos desde janeiro.

É importante ressaltar que a pulverização afeta apenas os mosquitos adultos. Por isso, é importante que a população mantenha os cuidados em suas residências para evitar ambientes favoráveis ao surgimento e crescimento de larvas, principalmente evitando água parada.

A orientação principal é para que os moradores deixem as portas e janelas abertas durante a passagem desses veículos. Outra orientação é que criadores de abelhas recolham seus enxames durante esse período. Já para quem tem pássaros domésticos, é recomendável trocar a água logo após a passagem do carro fumacê, ou seja, em até 20 minutos. Para mais informações ou retirada de dúvidas, os números para contato são: 3271-6550, 3271-6574 e 3271-1886.