Secretaria de Saúde amplia atendimento em Lagoa do Mato com reestruturação de anexo

A expansão da cobertura da rede de saúde é uma das prioridades da atual gestão municipal. Um dos exemplos é a comunidade rural de Lagoa do Mato. Com o anexo recém-reestruturado para receber os pacientes da comunidade e suas adjacências, a Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba (SMS) ampliou e aprimorou o atendimento na região.

O local é um anexo da Unidade Básica de Saúde (UBS) de comunidade Tapará. De acordo com dados da SMS, são realizados 15 atendimentos médicos por semana. Além do médico semanal, também foi acrescentado um médico itinerante que irá realizar atendimento a cada 15 dias.

Já a enfermagem realiza em torno de 10 a 15 atendimentos, com procedimentos referentes ao pré-natal, ao teste do pezinho, ao planejamento familiar, dentre outros. Por sua vez, a vacinação é realizada ou semanalmente ou quinzenalmente de acordo com a demanda.
A consulta clínica da especialidade Médico da Família ocorre pelo horário da manhã todas as terças-feiras.

Cabe destacar que, com o novo anexo, o exame papanicolau passou a ser ofertado na região. Lagoa do Mato é mais uma comunidade beneficiada pelo programa Saúde nas Comunidades, visando atender áreas que até então estavam descobertas.

Foto: Maxson Savelle