Secretaria de Esportes e Lazer e IFRN-Centro Histórico apresentam diagnóstico do município e proposta de Plano Municipal de Lazer e Esporte para Macaíba

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, representada pelo secretário Sócrates Garcia, e equipe do IFRN-Centro Histórico de Natal, apresentaram um diagnóstico do município e uma proposta de Plano Municipal de Lazer e Esporte para Macaíba, nesta quinta-feira (4), no Palácio Auta de Souza. O prefeito Emídio Jr esteve presente na apresentação e participou da discussão sobre a construção do plano.

O trabalho apresentado é uma cartografia das políticas públicas, espaços, equipamentos e instrumentos normativos do município, indicando potencialidades para a criação de estratégias de promoção do lazer e do esporte em Macaíba, a partir de características e interesses da população macaibense, e formas de captação de recursos com empresas e entidades parceiras para desenvolvimento de políticas públicas. O objetivo da Secretaria de Esportes e Lazer é que o Plano, após ajustes, seja apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores para votação e posterior aplicação no município.

A equipe do IFRN que realizou os estudos é composta pelas estudantes Liliane Gomes e Beatriz Pinto, do curso superior de Tecnologia de Gestão Desportiva e de Lazer, sob coordenação da professora Aniele Assis e dos professores Augusto Dantas e Marcos Faria. O professor Augusto destacou o potencial de Macaíba para o desenvolvimento de ações de lazer e esporte. “O potencial é alto, promissor, real. Porque Macaíba já possui equipamentos naturais e culturais, boa posição geográfica, indústrias, território e uma gestão interessada nesse potencial”, declarou o docente.

O secretário Sócrates Garcia declarou sobre a importância da elaboração do planejamento. ”A construção do Plano é extremamente importante porque é a garantia da institucionalização das políticas públicas do esporte e do lazer. Essa parceria com o IFRN tem duas vantagens muito claras: a construção do Plano em si e a construção de um Plano que atenda as necessidades reais do município, haja vista que fizemos juntos um diagnóstico de cada espaço de esporte e lazer existente. Fico muito feliz de estar participando desse momento. Esse foi o primeiro passo e mais importante. Agora nós vamos ajustar essa proposta, levar para a audiência pública  da Câmara Municipal e, se Deus quiser, até o final do ano, estaremos implantando esse Plano que vai servir, não só para proporcionar essas políticas, mas como referência para outros municípios”, declarou.

Fotos: Edeilson Morais