Secretaria de Esportes de Macaíba e Instituto Tiago Camilo lançam projeto de judô que atenderá crianças e adolescentes

Neste sábado (02/03), a Praça da Juventude, situada no bairro Alfredo Mesquita, foi o palco do lançamento de um grande projeto esportivo focado na prática de judô em Macaíba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com a presença do medalhista olímpico Tiago Camilo, idealizador e colaborador do projeto, por meio do instituto que carrega o seu nome por todo o país, e do mandato do deputado federal, General Girão, que investiu recursos na ordem de R$ 300 mil para a sua realização.

O projeto do medalhista olímpico Tiago Camilo funcionará na Vila Olímpica, que fica situada à Rua José Coelho, estrada para Tapará, buscando atender crianças e adolescentes entre 5 a 18 anos, com o objetivo de colaborar de forma efetiva na construção do caráter de cada indivíduo com preceitos básicos, como o respeito, a disciplina, autoconfiança, equilíbrio, concentração, humildade, perseverança, determinação, solidariedade e resiliência.

Trata-se de mais um projeto inovador com o apoio da gestão municipal do prefeito Emídio Júnior para beneficiar a juventude macaibense, oportunizando o desenvolvimento de novos talentos e prevenindo que centenas de crianças e adolescentes não se envolvam com situações de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Macaíba cederá o espaço para que a emenda do deputado federal General Girão seja executada com a contratação de um coordenador local que executará o Método Tiago Camilo, que traz em seu programa valores do bushido (código de ética dos samurais). Os recursos preveem ainda a aquisição de tatames e o kit completo (kimonos, camisetas e livro) que será entregue a cada aluno durante a realização do projeto.

O prefeito Emídio Júnior agradeceu à parceria com o deputado Girão e a escolha de Macaíba para sediar o projeto de judô. “É uma grande honra ter esse grande atleta, campeão na nossa cidade. As ações do projeto do Instituto Tiago Camilo de soma às muitas ações esportivas que temos na nossa gestão como o esporte adaptado, o CheckMate, jiu-jitsu nas escolas, o apoio e realização de torneios e campeonatos das mais diversas modalidades, além de reforma e reconstrução de dezenas de espaços esportivos, além da construção e inauguração da Praça da Juventude”, afirmou o prefeito Emídio Júnior.

Emídio Júnior ainda dissertou: “Estou muito feliz por estar aqui no lançamento deste projeto! Que este seja o início de vários outros para a nossa juventude, como, por exemplo, o próprio CheckMate. Girão tem sido um grande parceiro de Macaíba, pois todos os anos dessa administração tiveram a marca do seu mandato.”, referindo-se às emendas parlamentares recebidas pelo município.

Por sua vez, Tiago Camilo destacou a importância que o esporte teve na sua infância e adolescência, e os valores aprendidos por meio do judô. “As medalhas que ganhei são um detalhe. As vejo muito de vez em quando. O que fica são os valores, a diferença que o esporte fez na minha vida. É isso que queremos proporcionar”, afirmou. Tiago Camilo ficou bastante impressionado com a estrutura da Praça da Juventude. “Um dos melhores locais que já encontramos para realizar o nosso projeto”, completou.

Também estiveram presentes o deputado estadual Kléber Rodrigues, vereadores Denilson Gadelha, Érika Emídio, Jailson Brito, Cacau e Dadaia Ribeiro, presidente da Federação de Judô do RN, Hebert Maia, e o campeão do UFC, Renan Barão. O educador físico e professor de capoeira Filipe Caputo e as crianças do seu projeto e da APAE fizeram uma bela apresentação para os presentes.