Secretaria de Educação de Macaíba abre oficialmente Ano Letivo 2023

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Macaíba abriu oficialmente o Ano Letivo 2023, com o tema “Educação Macaibense em movimento: um percurso de diálogos e transformações para o sucesso da aprendizagem”, tendo como palestrante Josivan Monte, Secretário de Educação, Cultura e Esporte de Maxaranguape. O objetivo foi debater a prática pedagógica e a organização do ano letivo, previsto para começar no dia 27 de fevereiro.

O evento compõe o quadro de formações permanentes promovidas pela Prefeitura de Macaíba, através da coordenação geral da SME. O público-alvo foi composto por gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Atendimento Educacional Especializado (AEE/SRM), além de professores atuantes em apoio pedagógico, salas de vídeo, salas de leitura, bibliotecas escolares e laboratórios de informática das escolas municipais.

Entre os destaques do calendário da Educação 2023, estão o Encontro Pedagógico nas Escolas (23 e 24 de fevereiro), a Jornada Pedagógica (17 a 19 de abril), Desfile Cívico (03 de setembro), Semana Literária de Macaíba – SLIM (início em 20 de outubro) e Seminário Paulo Freire (08 a 10 de novembro).

Importante destacar os relevantes avanços conquistados na atual gestão, iinclusive citados pelo prefeito Emídio Jr. na leitura da Mensagem Anual, como a inauguração de dois Centros Municipais de Educação Infantil, reforma e reestruturação de escolas, melhoria na qualidade da merenda escolar, entrega de kits aos estudantes da rede municipal contendo fardamento, material escolar e itens de higiene e saúde, além do transporte gratuito para estudantes universitários e de nível técnico.

Outro ponto de destaque é o planejamento da Secretaria Municipal de Educação, que tem como gestores Edma Maia e Silva Júnior, com oferta de um Projeto de Formação Permanente para professores, coordenadores pedagógicos, gestores, merendeiras e equipe técnica das escolas e um cronograma bem organizado de ações a ser feitas durante todo o ano letivo para alavancar cada vez mais os índices relativos à Educação em nosso município.

Fotos: Maxson Savelle