Secretaria de Educação conclui Jornada Pedagógica de 2024

Foto: Raphael Oliveira

Concluiu-se nesta quarta-feira (28) a Jornada Pedagógica do ano letivo de 2024. O evento ocorreu no centro de convivência Pax Club, teve duração de dois dias e envolveu mais de 600 profissionais da área da educação. A Jornada Pedagógica marca o início do Ano Letivo na Rede Pública Municipal de ensino e este ano apresentou o tema Educação – Fortalecendo Identidades, Impulsionando Futuros, com uma programação direcionada a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica da SME.

No segundo dia do evento, quem esteve presente pode apreciar as apresentações culturais de “os quatros elementos”, dos alunos da Escola Municipal Luiz Cúrcio Marinho, da comunidade indígena Lagoa do Tapará . Também foram ofertadas palestras pelos coordenadores de ensino, professores e representantes do SEBRAE.

Entre os assuntos trabalhados, estão a organização do trabalho pedagógico na rede municipal de ensino, currículo e práticas, cultura maker e educação empreendedora. “A jornada foi de suma importância para nossa formação. Podemos ver quais são os caminhos e as metas traçadas para o ano de 2024. Essa palestra sobre a cultura make está muito inserida na escola que trabalho, praticamos muito e os alunos também”, afirmou Daniel Oliveira, professor da rede pública municipal.

Para Adson Araceli, professor da rede pública municipal, o momento foi bastante significativa, para desenvolver os projetos com seus alunos. “Achei muito bacana os dois dias, creio que dá pra começar o ano entendendo qual é o caminho em termos de projeto anual pedagógico, as palestras de hoje foram bastante interessante, pois foi direcionado à prática, ao fazer”, declarou.

“O evento teve por objetivo proporcionar momentos de reflexões e discussões sobre a educação e o poder transformador que ela possui para diversas áreas de atuação da sociedade e no desenvolvimento multidimensional do sujeito – intelectual, social, emocional, física e cultural”, declarou o secretário municipal de Educação, Ademar júnior.