Secretaria de Cultura de Macaíba celebra aniversário de 147 anos de Auta de Souza

Fernanda Marques, da Companhia Teatral Nascidos da Cultura, interpreta Auta de Souza.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Macaíba realizou a ação “Cultura celebra vida e obra de Auta de Souza” na última terça-feira (12), em comemoração do aniversário de 147 anos da poeta macaibense, celebrado no dia 12 de setembro.

O evento aconteceu na Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita e contou com exibição do documentário “Noite Auta, Céu Risonho”, a palestra “Auta de Souza e sua religiosidade”, com Fernando Gabriel e uma intervenção artística de Fernanda Marques, da Companhia Teatral Nascidos da Cultura.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento destacou a importância da celebração. “Hoje, data de nascimento da maior poeta mística do Brasil, é um dia do macaibense estufar o peito de orgulho e celebrar a vida e obra de Auta de Souza. Uma jovem, negra e cheia de dramas familiares que encontrou na escrita, na poesia, sua razão de viver. Reunir dezenas de pessoas para comemorar esse dia é a prova que Auta vive e estará para sempre presente”, destacou o secretário.

O secretário-adjunto Marcelo Augusto Medeiros também esteve presente na ação que contou ainda com alunos, direção e professores da Escola Municipal Auta de Souza. Na oportunidade, Aldenira Teixeira, coordenadora da secretaria de Educação falou sobre o prêmio estadual que uma aluna da escola macaibense ganhou, destacando a importância da leitura e das artes para a formação social e cidadã das crianças e adolescentes.

A poeta Angélica; o pesquisador Tadeu Tiago; Eriberto Thomas, secretário-adjunto da secretaria de Assistência Social e pesquisador da vida e obra da poeta macaibense; a jornalista Flávia Urbano, coordenadora de comunicação da Prefeitura de Macaíba e o professor Telmo, coordenador da Escola Ativa também participaram do evento.

Foto: Geraldo Neto