Secretaria de Agricultura realiza seminário para discutir sobre animais soltos nas ruas de Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) realizou um seminário sobre os cuidados e a importância de não deixar animais soltos pelas ruas de Macaíba, nesta quinta-feira (27), na Escola das Artes. O foco da discussão foram os animais de médio e grande porte soltos pelas ruas da cidade e, durante o seminário, foram discutidas medidas necessárias para promover o recolhimento dos animais e evitar acidentes.

O secretário de Agricultura, Cícero Militão apresentou dados sobre a situação dos animais soltos nas ruas do município, entre eles, os principais pontos onde eles se situam. Uma série de soluções foi apresentada pelo secretário para solucionar a questão e promover a educação ambiental no município, entre elas, a criação de um consórcio intermunicipal entre os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo.

A modernização da Lei Municipal nº 1625/2012, decreto nº1961/20, que trata sobre a captura de animais soltos nas ruas foi discutida e outras estratégias como a pactuação entre os municípios para manutenção de espaço para abrigar os animais e para manutenção e aquisição de equipamentos para o tratamento desses animais. Durante o seminário ficou estabelecida a criação de um comitê entre os municípios, representantes dos criadores de equinos e bovinos e de diversas secretarias da Prefeitura de Macaíba. A primeira reunião do grupo está prevista para a primeira quinzena de maio.

“Nós compreendemos a urgência de discutir o tema com a sociedade civil organizada e as instituições municipais existentes em Macaíba e das demais cidades da Região Metropolitana para que esse problema tenha uma diminuição significativa no município. Por meio da soma de esforços, vamos conseguir que esses animais sejam tratados com dignidade”, declarou o secretário Cícero Militão.

No seminário estiveram presentes as vereadoras Erika Emídio e Ismarleide Duarte; o secretário municipal de Segurança Pública, João Batista Souza Júnior e o secretário adjunto da pasta, Mário Henrique; o comandante da Guarda Municipal de Macaíba, Roberto Ângelo; o vereador de Natal, Robério Paulino; a secretária adjunta de Serviços Urbanos de Parnamirim, Rárika de Araújo Bastos; representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e diversos segmentos da sociedade.

Fotos: Edeilson Morais/Maxson Savelle