Secretaria de Agricultura realiza grande peixamento com mais de 50 mil unidades em várias comunidades rurais macaibenses

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) de Macaíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), realizou nesta terça-feira (07/03) um grande peixamento em diversas comunidades rurais macaibenses.

Peixamento é um trabalho que consiste na liberação de peixes em um novo habitat, com o objetivo de promover seu povoamento ou repovoamento. Esse processo colabora para o aumento no número de peixes e, consequentemente, ajuda a revigorar a economia das comunidades beneficiadas, assim como contribui para o equilíbrio ambiental.

Segundo o titular da SEMAPE, Cícero Militão, o peixamento aconteceu em Lagoa Grande, Lagoa do Lima, Lagoa dos Cavalos, Assentamento José Coelho e Cajazeiras, totalizando mais de 50 mil peixes adultos em processo de desova. Dentro de um prazo de 60 a 90 dias, esses peixes terão se multiplicado e estarão prontos para serem pescados, explicou o secretário. A ação foi resultado de uma solicitação feita pelo deputado estadual Francisco do PT junto à SAPE.

“Este foi o maior peixamento de espelhos d’água já realizado na história de Macaíba. A realização desta ação garante mais alimentos na mesa do macaibense com o aumento do quantitativo da oferta do pescado nestes reservatórios. Nossa preocupação é contribuir para a garantia alimentar e nutricional daqueles que mais precisam.”, expressou Militão. O secretário municipal de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio, esteve junto com o titular da SEMAPE acompanhando os procedimentos.

Fotos: Maxson Savelle