Secretaria de Agricultura e DNOCS introduzem cerca de 100 mil tilápias na Barragem de Tabatinga

Peixamento de tilápias na barragem de Tabatinga. Foto: Raphael Oliveira.

Na tarde desta segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAPE), em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), realizou o peixamento de cerca de 100 mil tilápias na Barragem de Tabatinga, localizada na comunidade rural de Betúlia. A barragem está entre os cinco maiores reservatórios do estado.

Peixamento é o trabalho de liberação e povoamento de peixes em um novo habitat. Foram introduzidas tilápias de diversos tamanhos na barragem, desde alevinos – peixes que saíram recentemente dos ovos, como tilápias adultas.

De acordo com o secretário da pasta, Cícero Militão, o peixamento vai contribuir com o aumento no número de peixes na barragem e com o trabalho dos pescadores. “A tilápia é uma espécie que se adaptou muito bem aqui no nordeste e não causa nenhum impacto. Isso vai contribuir com o trabalho dos nossos pescadores que sobrevivem da pesca”, afirmou o secretário.

O pescador José Salviano de Lima, conhecido na comunidade como Netinho, agradeceu pela ação da secretaria. “Esse trabalho ajuda bastante. É muito importante para nós. Com essas chuvas e esse peixes a gente vai conseguir produzir mais”, disse ele.

Ainda de acordo com o secretário, o peixamento foi uma solicitação atendida pela Deputada Federal Natália Bonavides e pelo Deputado Estadual Francisco do PT. Outro peixamento deve acontecer ainda entre os meses de julho e agosto deste ano, também na barragem de Tabatinga.

Fotos: Raphael Oliveira