Secretaria de Agricultura de Macaíba articula série de ações para beneficiar a comunidade nativa de Lagoa do Tapará

Em conjunto com outras instituições parceiras que atuam no contexto rural, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) de Macaíba está articulando uma série de ações para garantir a assistência técnica para os agricultores e agricultoras da comunidade nativa de Lagoa do Tapará, território reconhecido como de povos tradicionais indígenas.

De acordo com o titular de SEMAPE, Cícero Militão, essas medidas dizem respeito à elaboração do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), palestras temáticas de caráter técnico e social, oficinas de preparação de biofertilizantes, mercados institucionais para venda da produção e muito mais, visando atender as demais demandas existentes.

“A Secretaria já vem colaborando, e no início do projeto já possibilitou o cadastro do Corte de Terra, que foi fundamental para implantação da mandala, e a Prefeitura quer colaborar muito mais com a comunidade, garantindo estas ações que irão fortalecer ainda mais a identidade nativa e a dignidade das pessoas.”, relatou Militão.

As instituições que estão atuando nessas ações são: Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER, sede de São Gonçalo do Amarante), Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (SEMADA) de São Gonçalo do Amarante, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), além de outras instituições parceiras.

Fotos: Arquivo-SEMAPE