Secretaria de Agricultura articula os parceiros locais para atividades estratégicas

Na manhã desta quinta (9), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEMAPE participou juntamente com a EMATER local, Assessoria de Crédito da Emater Estadual, Emater de Extremoz, Emater de São Gonçalo e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, no auditório Cesário Batista, de uma reunião sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e o Programa Algodão Agroecológico Potiguar.
Os técnicos Alberto Hudson, assessor de Crédito Estadual da Emater, e Moacir Carvalho dos Santos, técnico local de São Gonçalo do Amarante, realizaram a capacitação dos técnicos da SEMAPE, STR e da Emater de Extremoz – RN sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF.
Esse foi um importante momento para dar início a emissão do CAF, documento que substituiu a Declaração de Aptidão do Pronaf – DAP e que começará a ser fornecido ao público-alvo no início do mês de março aos macaibenses, sendo estes: agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, quilombolas, nativos, pescadores e extrativistas nas categorias: A, B, e V, onde parte desse público não precisará mais se dirigir ao INCRA para serem atendidos.
Com o documento em mãos, os agricultores poderão acessar linhas de crédito, participar de programa sociais, etc. Para ter acesso ao CAF, os interessados poderão solicitar a elaboração na SEMAPE, Emater ou Sindicato Rural. Para isso, serão solicitados: a folha resumo do NIS, CNIS, documentos pessoais de cada integrante da unidade familiar, documento que vincula o solicitante à terra e demais documentos que serão orientados.
O Coordenador do Núcleo Estratégico da Assistência Técnica e Extensão Rural, ao qual Macaíba é integrada, José Gustavo, informou sobre o início da capacitação aos cadastrados do Programa Algodão Agroecológico e destacou que Macaíba possui o maior número de beneficiários e que uma capacitação será realizada após o Carnaval.
Além disso, o secretário de Agricultura de Macaíba, Cícero Militão, orientou sobre a importância da SEMAPE, EMATER e STR planejarem suas ações conjuntas para fortalecer o atendimento ao público.