Secretaria capacita profissionais e projeto Esporte Adaptado será ampliado em Macaíba

A Prefeitura de Macaíba realizou nesta quarta-feira(01) a capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Centro de Educação em Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do Instituto Santos Dumont (ISD), para 32 novos servidores concursados que vão atuar no ‘Projeto Esporte Adaptado’, realizado através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e da Secretaria de Saúde (SMS).

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Sócrates Garcia, o “Projeto Esporte Adaptado” teve um aumento de demanda para pessoas com autismo. “Decidimos abraçar a causa e ampliar o projeto, que funcionará na Praça da Juventude, em parceria com a Secretaria de Saúde. O Instituto Santos Dumont se prontificou em capacitar os novos profissionais. O esporte inclui, transforma e a prova disso são os resultados apresentados pelo ISD na reabilitação dos alunos atendidos pelo projeto”, disse.

A fonoaudióloga do Centro de Educação em Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, Luana Aprígio, informou que o foco é capacitar os profissionais para compreender o que é o autismo. “A capacitação fala quais as principais alterações e sinais do autismo, como se apresenta o quadro de TEA e como trabalhar através do esporte para que essas crianças se desenvolvam cada vez melhor, promovendo a inclusão, a participação social e desenvolvendo habilidades especificas de comunicação, psicomotoras no momento da atividade esportiva”.

A instrutora falou sobre o sucesso do projeto que é realizado nas terças-feiras pela manhã na quadra de esportes, do Centro de Educação em Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi. “O esporte foi um divisor de águas, as crianças têm melhorado muito em relação à comunicação, à compreensão, à linguagem, nos aspectos motores, e principalmente na interação social juntos aos colegas, e no desenvolvimento escolar”.

Foto: Geraldo Neto

Assecom PMM