Saúde promove formação sobre segurança do trabalho

A Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba realizou palestra em alusão ao ‘Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho’, comemorado no dia 28 de abril, para as equipes de saúde, no auditório do Anita Garibaldi, do Instituto Santos Dumont, na última quinta-feira (25), ministrada pela secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, com o propósito de abordar ‘a saúde nos locais e os ambientes de trabalho’.

Kelly Lima explicou que foi discutido com os técnicos, médicos e enfermeiros das UBS a importância de notificar os acidentes e agravos relacionados ao trabalho, também foi apresentado as notificações já existentes. “Mostramos o perfil epidemiológico de adoecimento e acidentes de trabalho notificados no nosso município”, disse.

A secretária adjunta enfatizou a importância da atenção primaria observar o nexo de casualidade da atividade laboral com adoecimento. “O adoecimento mental por exemplo, podem ser oriundos e ter como gatilho o ambiente de trabalho; assim como os acidentes com animais peçonhentos, são mais característicos dos agricultores e os acidentes com material biológico (perfurocortantes), dos profissionais da saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros; essa foi a lógica que apresentamos”, disse.

Kelly Lima apresentou as ações que estão sendo realizadas no município, e como a SMS pode aprimorar as ações em vigilância em saúde do trabalhador em Macaíba. “De 13 de setembro a 18 de dezembro de 2023, foram realizadas oito palestras, 195 doses de imunizantes aplicadas, 660 testagens rápidas de IST’s e sete casos de investigação de acidente de trabalho grave. Em 2024, de 01 de janeiro a 09 de fevereiro, foi realizada uma palestra e 112 testagens de IST’s; e de 1 de janeiro a 22 de abril, foram realizados a investigação de dez casos de acidente de trabalho grave e um registro de acidente de trabalho leve”.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais