Saúde Macaíba autoriza a realização de 38 novas cirurgias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou, na manhã desta segunda-feira (08), mais 38 autorizações para a realização de cirurgias eletivas de hérnia, vesícula e histerectomia ainda neste mês de janeiro.  Os procedimentos estão sendo realizados com recursos de emenda do senador Styvenson Valentim.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Júnior Rêgo hoje foram feitas as entregas com data marcada de mais 38 cirurgias, com ampliação para as cirurgias ginecológicas. “Hoje conseguimos entregar as primeiras autorizações para cirurgias de histerectomia, que era uma grande dificuldade no Município. É importante colocar que a realização das cirurgias eletivas é responsabilidade do Estado, porém entendemos que os nossos munícipes não podiam mais esperar”.

O prefeito de Macaíba Emidio Júnior, ressaltou a realização de mais de 100 cirurgias. “Nós agimos com transparência desde o primeiro dia de gestão e vai ser assim até o último dia de mandato. Já firmamos parceria com uma segunda clínica para acelerar ainda mais esses procedimentos, com a perspectiva de atender 60 pessoas no mês de janeiro e até março realizaremos 400 cirurgias, com 100% da emenda utilizada”.

O senador Styvenson Valentim falou da satisfação de trabalhar com transparência. “Eu fico muito feliz de está aqui e saber quem está realizando as cirurgias, isso não é uma bandeira, é uma exigência minha, quando a gente olha pra o rosto de vocês chamo pelo nome, eu tenho a certeza que o procedimento está sendo realizado, isso aqui é transparência. Com a entrega de hoje completamos em torno de 120 pessoas beneficiadas”, disse.

Há 19 anos esperando pela cirurgia de vesícula, Fátima Minervino Cardoso, 52 anos, moradora do Auto da Raiz, estava emocionada por finalmente ser contemplada com a autorização. “Faz 19 anos que eu sofro e que espero. Foi muito sofrimento da UPA para casa, sem poder me alimentar e com muitas dores. Depois da cirurgia vai ser benção e uma vida melhor”.

Foto: Geraldo Neto

Assecom PMM