Saúde encerra ações do Setembro Amarelo

Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde encerram ações do Setembro Amarelo

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou as atividades do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. As ações foram realizadas no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), no Centro de Saúde Luís Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré) e na ESF Capoeiras.

No CAPS II, foi falado sobre a importância da campanha e da necessidade do debate sobre saúde mental. Também foi comentado dos mitos e verdades acerca do suicídio, atividades feitas durante o mês, aumento dos problemas de saúde mental ocasionados pela pandemia, o porquê do mês ser representado pela cor amarela, e sobre o trabalho feito no Centro, que atende demandas de saúde mental de forma gratuita. A ação também contou com a participação dos pacientes do Centro, que cantaram e falaram sobre a importância do Setembro Amarelo. No Posto da Maré, aconteceu uma palestra de conscientização com as pessoas que estavam presentes no local, apresentação da temática e dinâmicas para ilustrar a campanha. Além dos profissionais do posto, a ação foi feita por membros da equipe da rede de saúde do município.

A ação também foi feita na ESF Capoeiras e contou com atividades de conscientização. Foram realizadas conversas sobre o tema com o objetivo de explicar o que a campanha promove e esclarecer dúvidas da população. Além da equipe da ESF, o momento contou com a presença de Sr. Edivaldo Emídio, Erika Emídio (vereadora), Francisca de Marilac (da Coordenação de Atenção Primária em Saúde), profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e lideranças da própria comunidade de Capoeiras. A atividade ainda contou com a participação de João, cantor da comunidade.

As ações da campanha foram realizadas diariamente por todo o município e contaram com a participação das equipes das ESF, do NASF, dos CAPS e Unidade de Pronto Atendimento, que se mobilizaram durante todo o mês para falar sobre o Setembro Amarelo com os macaibenses.