Saúde de Macaíba retoma programa de controle ao tabagismo

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está retomando este mês o ‘Programa de Controle ao Tabagismo’, com a reativação dos grupos e distribuição de insumos (medicações, chiclete e adesivos) para as pessoas que querem ou precisam parar de fumar.

De acordo com o farmacêutico da SMS, Wanderlan Ivison, o ‘Programa de controle ao tabagismo’ vai ser realizado nas UBS Polo com a formação de grupos com no máximo 10 pessoas. “Vamos realizar o acompanhamento de um ano com encontros periódicos de terapias coletivas com nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos entre outros”, informou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, o programa de combate ao tabagismo é nacional, e tinha muito êxito no município antes da pandemia. O programa teve descontinuidade saindo o governo federal suspendeu o envio de insumo para todos os municípios do país. “Vamos reativar o programa e garantir que várias pessoas poderão deixar de fumar, de forma a garantirmos promoção da saúde na nossa Cidade”.

Andrea Oliveira, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SESAP, informou que o programa de controle do tabagismo foi criado em 1989, e a Sesap está capacitando os profissionais das UBS dos municípios para implantar os núcleos de tabagismo, que tem que estar ativo em todos os municípios. “As pessoas estão retomando o tratamento por causa dessa nova onda que são os cigarros eletrônicos, e o principal passo Macaíba está dando, que é preparar esses profissionais para receber os pacientes e fazer a solicitação de insumos, manter o programa vivo para ter a assertividade no tratamento. Esse movimento é um convite para salvarmos vidas”, afirmou.

Assecom PMM

Foto: Jacqueline Serafim