Saúde de Macaíba regulariza abastecimento de farmácias das unidades básicas

Após um período de dificuldades em manter os estoques de medicamentos abastecidos, em razão da falta ou baixa disponibilidade para venda e da limitação de entrega de itens pelos fornecedores, que atingiu todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu regularizar o abastecimento das farmácias das unidades básicas de Macaíba.

Há alguns meses, não só gestões municipais de todo o país, mas também as farmácias da rede privada, vinham encontrando problemas para a aquisição principalmente de antibióticos, antialérgicos, analgésicos e medicamentos pediátricos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Roberta Guilhermina, nesta semana, a SMS conseguiu regularizar cerca de 80% do abastecimento da atenção básica com amoxicilina cápsulas, amoxicilina com clavulanato, cefalexina comprimido e suspensão, azitromicina, estrógenos conjugados, losartana potássica, hidroclorotiazida, azitromicina, dipirona comprimidos, gazes, soro fisiológico e esparadrapo. Para se ter uma ideia da oscilação do mercado, um frasco de amoxicilina com clavulanato está custando cerca de R$ 150,00.

A equipe da Sáude macaibense segue os esforços para regularizar o restante do abastecimento da farmácia básica, bem como dos remédios de uso controlado. Em relação a estes últimos, em razão da flutuação dos preços dos insumos no mercado, alguns fornecedores têm participado e vencido as licitações porém não chegam a entregar os itens contratados pelo município. Em razão disto, a SMS é obrigada a seguir os trâmites legais de notificação e, posteriormente, de cancelamento do contrato, para então fazer nova licitação. “Estamos em fase de cotação para realizar nova licitação porque estamos, no momento, conseguindo receber em torno de 30 a 40% dos pedidos que fazemos”, explicou a secretária Roberta Guilhermina.