Saúde de Macaíba realiza mutirão para inserção de DIU

A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando nesta quinta-feira e sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde de Potengi, o primeiro Mutirão de Inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), em 50 mulheres, selecionadas nas 27 unidades de saúde da família de acordo com os critérios de indicação para contracepção intrauterina em mulheres em idade fértil.

De acordo com o secretário de Saúde de Macaíba, Júnior Rêgo, várias ações de planejamento familiar estão voltando a ser implementadas. “O mutirão está sendo realizado através de uma parceria do Município com o Estado para a capacitação dos multiplicadores. Vamos capacitar enfermeiros e médicos da Atenção Básica à Saúde para que a inserção de DIU ocorra nas unidades pólos. Atualmente o procedimento só é realizado na Policlínica”.

Segundo a responsável pelo Núcleo da Saúde da Mulher e do Homem, Gina Moura, as mulheres selecionadas devem ter no mínimo 15 anos, não estarem grávida, ter realizado o preventivo no último ano, não estar com inflamações, realizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais na semana anterior ao procedimento. “Após a inserção do DIU, o Município vai garantir a realização de ultrassonografia em todas as pacientes no prazo de até 45 dias”.

Glauciane dos Santos, 21 anos, moradora de Mangabeira, tem um filho de 1 ano e nove meses, disse que toma contraceptivo injetável a cada três meses, mas não se adaptou. “Quando eu comecei a tomar a medicação trimestral, percebi que tive muita alteração de humor. Agora com o DIU, sei que não vou sofrer alteração hormonal, além de ser mais seguro”, disse.

As mulheres interessadas em realizar o procedimento devem procurar a Unidade de Saúde da sua localidade ou falar diretamente com o seu agente comunitário de saúde.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM