Saúde de Macaíba realiza mais 100 cirurgias de catarata e de pterígio em novembro

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no mês de novembro mais 100 cirurgias oculares em Macaíba. De acordo com o secretário de Saúde, Júnior Rêgo, no dia 14, foram realizadas 25 cirurgias de catarata, no dia 16, 20 cirurgias e no dia 17 de novembro, 20 cirurgias de pterígio. “Amanhã, dia 18, serão realizadas mais 20 de catarata, e dia 21, serão mais 25 cirurgias. Vamos finalizar o mês com 110 cirurgias realizadas”, disse.

Na oportunidade, o prefeito de Macaíba, Emídio Junior esteve na Clínica São Miguel, em Macaíba onde os procedimentos estão sendo realizados. “Hoje eu tive a satisfação de conhecer a clínica onde as cirurgias de catarata e pterígio estão sendo realizadas aqui na nossa cidade. Tínhamos uma grande quantidade de pacientes que agradavam há anos pela cirurgia, conseguimos zerar essa fila de muitos anos”.

O oftalmologista Sérgio Moreira disse que em média são realizadas 60 cirurgias oculares por mês, através desta parceria realizada com a Secretaria Municipal de Saúde e parabenizou o gestor pela iniciativa. “Gostaria de parabenizar pelo trabalho, por trazer tantas cirurgias de catarata para o município e melhorar a qualidade de vida da população. Fico feliz em poder retribuir realizando essas cirurgias”.

A paciente Josefa Casciano de Souto, 76, que mora no Monte Líbano, disse que já fez a cirurgia de catarata no olho direito. “Há dois meses fiz a cirurgia de um olho, e a recuperação foi perfeita. Hoje vou realizar do segundo olho. Estou muito feliz por ser tão bem atendida”.

Para realizar o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser avaliado previamente por um médico da unidade de saúde mais próxima de sua residência. O médico indicará a necessidade de consulta com um oftalmologista, que realizará o encaminhamento para a cirurgia. Caso o paciente tenha a indicação de cirurgia feita por um oftalmologista, o documento pode ser deixado em uma unidade de saúde que o encaminhamento para o procedimento cirúrgico será feito pela Central de Marcação de Macaíba.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais