Saúde de Macaíba realiza Dia D de vacinação contra a dengue na comunidade quilombola de Capoeiras

A Prefeitura Municipal de Macaíba através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira, 28, o Dia D de Vacinação contra a Dengue na comunidade quilombola Capoeiras e entrega de repelentes as gestantes acompanhadas na UBS e inscritas no Cadúnico.

A vacinação contra dengue está ocorrendo diariamente nas UBS do Potengi, Vilar, Campestre e Traíras com a aplicação da 1ª dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, de acordo com as taxas de hospitalização por dengue nos últimos 5 anos no Brasil.

O plano de combate às arboviroses conta também com mutirões com os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o controle do vetor Aedes aegypti dentro dos domicílios, como principal método para a prevenção; e mutirão de limpeza realizado pelas Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A primeira criança vacinada na comunidade quilombola de Capoeiras, Raissa dos Santos, de 11 anos, disse que chegou logo cedo para fazer a imunização. “Cheguei cedinho hoje para vacinar e atualizar o meu cartão de vacina”, disse.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais