Saúde de Macaíba realiza ações do Janeiro Branco nas UBS

A Prefeitura Municipal de Macaíba por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando ações nas unidades de saúde alusivas ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. O encerramento da campanha será realizado na próxima terça-feira, dia 30, na praça Paulo Holanda Paz, com um café da manhã.

Segundo a psicóloga, Maíra Rocha, da SMS, que atende na equipe multidisciplinar (e-multi) e trabalha com saúde mental há 10 anos, o Janeiro branco veio para acabar com o estigma de que não é importante a busca da saúde mental. “ A campanha foi criada para acabar com o preconceito de não dar atenção aos transtornos psicológicos e mentais”.

Maíra explica que as pessoas negligenciam muito os problemas relacionados aos adoecimentos emocionais, tem medo e vergonha de procurar as unidades de saúde e as urgências, devido ao estigma de serem consideradas loucas, e tratam a questão como besteira e frescura. “Quando as pessoas procuram os consultórios, já é pedindo socorro, querendo que alguém escute, e entenda realmente o que ela está sentindo”.

De acordo com a psicóloga, as queixas estão mais relacionadas a falta de apoio e amparo. “Eu vejo muito carência de atenção e de cuidado. Porque a saúde mental tem um contexto voltado as condições sociais. “O ser humano foi criado para viver em sociedade, e hoje em dia, as pessoas sentem dificuldades de serem ouvidas, escutadas”.

Segundo ela, a saúde mental é o estado pleno de bem-estar do indivíduo. “Se você não está bem com sua mente, não vai estar bem com seu corpo. Perde a atenção, o foco, a paciência, a estabilidade emocional, não dorme, e sabemos que o sono está direcionado a qualidade de vida. Esses sintomas são negligenciados. Porque as pessoas são acostumadas com o que é palpável, e a saúde mental não é”.

A psicóloga alerta que a demora na procura da ajuda para cuidar da saúde mental, como qualquer outra doença, agrava ainda mais a situação, e falou dos cinco principais pilares para uma boa saúde mental. “O primeiro pilar é desacelerar, saber quais os seus limites. Buscar o equilíbrio, pois um hábito exagerado que causa sobrecarga, tem que ser reavaliado”.

Maíra Rocha disse que o segundo pilar é ter boa qualidade e rendimento de sono. “Temos que dormir de seis a oito horas sem intervalos por noite. Estudos mostram que não termos boa qualidade de sono influencia diretamente nos quadros de ansiedade”.

De acordo com a psicóloga, o terceiro pilar é a pratica de atividade física regular, que libera a produção de hormônios que produzem bem estar; o quarto pilar é falar sobre as emoções e sentimentos; e o quinto pilar é praticar o autocuidado. “Hoje as pessoas são reféns das redes sociais e fazem muitas comparações, que resultam em baixa autoestima, e transtornos compulsivos como bulimia e anorexia. A rotina de auto cuidado e de auto valorização é fundamental para se amar e ser amado”.

Assecom PMM