Saúde de Macaíba realiza ação de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais no Supermercado Favorito

A Prefeitura de Macaíba por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em alusão do dezembro vermelho, mês de prevenção do HIV e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) está realizando nos dias 04, 05 e 06, no Supermercado Favorito, ação com testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

A secretária adjunta da SMS, Kelly Lima informou que a forma mais efetiva de termos um cenário epidemiológico é com a ampla testagem. “A ideia de colocar um posto de testagens para HIV, sífilis e hepatites virais, no supermercado é que ali, vamos captar um público que não procura as UBS para esse serviço, ou que quando procuram, não realizam os testes pois vão por outras demandas”.

De acordo com Kelly Lima, a ideia é que todas as pessoas que já tiveram relações sexuais realizem as testagens a cada 6 meses. “Só com os testes teremos possíveis diagnósticos, para o início do tratamento e dessa forma, findar a cadeia de transmissão”. Os testes estão disponíveis durante todo o ano nas UBS de Macaíba.

A Ação agradou todos os passantes que tiveram acesso as testagens nesta segunda-feira. Para o frentista, Francisco de Assis Góes de Castro, 44, a realização das testagens em um local público e de fácil acesso é muito interessante. “Eu gostei muito de ter acesso a essas testagens aqui no supermercado, nunca teria feito se tivesse que ir a um posto de saúde”. Para a vendedora Francisca Pâmela de Souza, 29, disse que aproveitou o posto perto da loja que trabalha para fazer os testes. “Aproveitei a proximidade para fazer os testes e ficar em dia com os esses exames”.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais