Saúde de Macaíba promove ação educativa e preventiva para caminhoneiros

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira (30) uma ação educativa e preventiva no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Macaíba para os caminhoneiros. O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, disse que a ação faz parte de um movimento nacional e tem o objetivo de dialogar com a categoria sobre cuidados com a saúde.

Durante toda a manhã foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, além da vacinação do calendário adulto, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e distribuição de kits de higiene. Essa mobilização encerra as ações de saúde do homem que foram realizadas durante todo o mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Macaíba.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gislainhy Pires, os caminhoneiros são profissionais vulneráveis e com pouca disponibilidade para buscar uma unidade de atendimento. “Esse momento possibilita uma pausa no trabalho, e a oportunidade para utilizar os serviços disponibilizados”.

Para o chefe substituto da Delegacia de Macaíba da PRF, Hugo Faria, essa parceria é uma demonstração de compromisso com a saúde e bem-estar dos caminhoneiros, direcionando ações específicas para esse público tão essencial, que foram além das verificações rotineiras, com orientações personalizadas sobre práticas saudáveis durante suas jornadas.

“Nós da PRF reforçamos o compromisso cidadão da instituição, preocupada não apenas com a segurança, mas com o bem-estar da comunidade. Essa parceria com a Secretaria de Saúde de Macaíba é um exemplo de como podemos unir forças para promover uma abordagem mais holística em nossas operações, reforçar a importância do cuidado integral dos caminhoneiros e o compromisso conjunto em criar ambientes mais seguros, saudáveis e humanizados para todos”, disse Hugo Faria.

Assecom PMM